Não há como deixar de reconhecer que, nos dias atuais, a
informação é fundamental para qualquer ramo de atividade profissional, e a
Medicina não é diferente das demais profissões nesse aspecto. O que muda é a
forma como a informação e a publicidade devem ser trabalhadas na área.
O médico tem naturalmente, o direito de anunciar, mas deve
ser sóbrio, comedido e recatado, nos títulos, na especialidade, nas dimensões,
na forma, nas promessas, no local onde põe o anúncio. Lembre-se que é o
representante de uma profissão sobremaneira digna, honesta e respeitável.
Como todos os grandes conceitos, este também se mantém atual.
Respeitados esses critérios, passemos a analisar os aspectos positivos da
publicidade médica. Sem dúvida, a divulgação de novas técnicas diagnósticas e
terapêuticas, desconhecidas até então pela população, é um dos aspectos mais
positivos da publicidade médica. Outro aspecto que não deve ser esquecido é que
a publicidade pode (e deve), ter um efeito educativo para quem recebe a
informação.
A publicidade médica que veicula novos conhecimentos, com
propósito educativo ao público, será sempre uma propaganda positiva e não
meramente promocional de quem anuncia. É fundamental, para que isso aconteça
que a publicidade não se afaste um milímetro da verdade, ou seja, a propaganda
deve divulgar o que é cientificamente correto e aceito como boa prática médica.
Se até para os médicos é complicado acompanhar os avanços da medicina,
imagine no caso do público leigo. Ainda que a mídia abra largos espaços na
divulgação de assuntos médicos, o domínio da informação, em larga escala, é
muito difícil. Atividades médicas como geriatria, hematologia, nefrologia, só
para citar algumas, são ainda pouco conhecidas da população. Assim, o anúncio
da especialidade seguido de uma breve explicação do que se trata já é
educativo. O mesmo pode ser dito dos meios diagnósticos e terapêuticos. A
população não tem conhecimento dos diversos meios diagnósticos e dessa forma, o
anúncio dentro dos preceitos éticos informa e educa quem recebe a propaganda.
Também para o profissional médico a publicidade tem aspectos
positivos. Nos grandes centros urbanos é muito difícil tornar-se conhecido, ao
contrário do que ocorre nas pequenas cidades, onde o médico é identificado por
todos e seu local de trabalho e tipo de atividade são de domínio público. É por
intermédio de um profissional de marketing que o médico pode informar o que
faz, onde faz, em que horário trabalha e como pode ser encontrado. Fazer-se
conhecer e oferecer seus serviços à comunidade são sem dúvida, aspectos positivos para o
profissional médico.
Finalizando, tudo o que foi dito aqui para mídia em geral
vale também para a Internet. A Internet também propicia a publicidade médica,
com a vantagem de ser o meio no qual o médico poderá explorar melhor os
aspectos educativos de sua publicidade, dado ao maior espaço que esse veículo
de divulgação oferece e seu baixo custo. Dessa forma, o médico poderá não só
anunciar, mas ensinar o que é sua especialidade, que doenças trata, prevenção e
formas de tratamentos possíveis, o que seria muito mais limitado e oneroso em
outras mídias.
Fonte: CREMESP
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