segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Aspectos positivos da publicidade médica pelo CREMESP

Não há como deixar de reconhecer que, nos dias atuais, a informação é fundamental para qualquer ramo de atividade profissional, e a Medicina não é diferente das demais profissões nesse aspecto. O que muda é a forma como a informação e a publicidade devem ser trabalhadas na área.

O médico tem naturalmente, o direito de anunciar, mas deve ser sóbrio, comedido e recatado, nos títulos, na especialidade, nas dimensões, na forma, nas promessas, no local onde põe o anúncio. Lembre-se que é o representante de uma profissão sobremaneira digna, honesta e respeitável.

Como todos os grandes conceitos, este também se mantém atual. Respeitados esses critérios, passemos a analisar os aspectos positivos da publicidade médica. Sem dúvida, a divulgação de novas técnicas diagnósticas e terapêuticas, desconhecidas até então pela população, é um dos aspectos mais positivos da publicidade médica. Outro aspecto que não deve ser esquecido é que a publicidade pode (e deve), ter um efeito educativo para quem recebe a informação.

A publicidade médica que veicula novos conhecimentos, com propósito educativo ao público, será sempre uma propaganda positiva e não meramente promocional de quem anuncia. É fundamental, para que isso aconteça que a publicidade não se afaste um milímetro da verdade, ou seja, a propaganda deve divulgar o que é cientificamente correto e aceito como boa prática médica.

Se até para os médicos é complicado acompanhar os avanços da medicina, imagine no caso do público leigo. Ainda que a mídia abra largos espaços na divulgação de assuntos médicos, o domínio da informação, em larga escala, é muito difícil. Atividades médicas como geriatria, hematologia, nefrologia, só para citar algumas, são ainda pouco conhecidas da população. Assim, o anúncio da especialidade seguido de uma breve explicação do que se trata já é educativo. O mesmo pode ser dito dos meios diagnósticos e terapêuticos. A população não tem conhecimento dos diversos meios diagnósticos e dessa forma, o anúncio dentro dos preceitos éticos informa e educa quem recebe a propaganda.

Também para o profissional médico a publicidade tem aspectos positivos. Nos grandes centros urbanos é muito difícil tornar-se conhecido, ao contrário do que ocorre nas pequenas cidades, onde o médico é identificado por todos e seu local de trabalho e tipo de atividade são de domínio público. É por intermédio de um profissional de marketing que o médico pode informar o que faz, onde faz, em que horário trabalha e como pode ser encontrado. Fazer-se conhecer e oferecer seus serviços à comunidade são  sem dúvida, aspectos positivos para o profissional médico.

Finalizando, tudo o que foi dito aqui para mídia em geral vale também para a Internet. A Internet também propicia a publicidade médica, com a vantagem de ser o meio no qual o médico poderá explorar melhor os aspectos educativos de sua publicidade, dado ao maior espaço que esse veículo de divulgação oferece e seu baixo custo. Dessa forma, o médico poderá não só anunciar, mas ensinar o que é sua especialidade, que doenças trata, prevenção e formas de tratamentos possíveis, o que seria muito mais limitado e oneroso em outras mídias.


Fonte: CREMESP

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