sexta-feira, 25 de julho de 2014

5 dicas para melhorar o marketing da sua clínica

Imagem, treinamento de equipe, pesquisa de satisfação, limpeza do ambiente, uma série de orientações que não exigem custos e melhoram a percepção do cliente


O marketing, por si só, visa identificar as necessidades dos clientes com a finalidade de melhorar os produtos ou serviços de uma empresa. Na saúde o objetivo do marketing é de identificar as necessidades do seu paciente e aumentar a qualidade dos serviços prestados a ele, aumentando, assim, a credibilidade da sua clínica ou consultório. Veja algumas dicas muito simples, e a custo zero, que podem melhorar, e muito, o marketing da sua clínica.

1o: Coloque o seu paciente em primeiro lugar.
Colocar o seu paciente em primeiro lugar significa tratá-lo com atenção e cortesia. Se expressa em pequenos atos, como anotar mais do que simples dados pessoais em suas fichas de cadastro ou simplesmente cumprimentá-lo com atenção e cordialidade.

2o: Mantenha sua clínica ou consultório organizados, limpos e aromatizados.
É a primeira impressão que o paciente tem ao chegar. E quem não gosta de chegar a um ambiente ordenado, limpo e com um bom e leve aroma? O simples fato de manter sua clínica ou consultório nessas condições gera a percepção em seu paciente de que está lidando com pessoas organizadas, que prezam pela higiene e bem estar das pessoas.

3o: Treine sua recepcionista para atender de maneira cortês e atenciosa.
Sua recepcionista é o cartão de visita da sua clínica ou consultório, sendo a primeira impressão de atendimento que o paciente tem.  Um bom atendimento na recepção envolve a atenção ao conforto e bem estar de seu paciente e pode criar vínculos humanos essenciais à satisfação dele. O desenvolvimento de um script para atendimento é uma ótima ferramenta para ajudar a elevar o padrão da recepção.

4o: Mantenha sua publicidade coerente com o código de ética de sua profissão.
O código de ética da saúde tem como ponto comum em suas normas de publicidade a não-mercantilização da saúde, ou seja, um profissional não deve divulgar seus serviços e sua profissão de maneira comercial, transparecendo uma propaganda sensacionalista, que gere expectativas no paciente ou que possa confundi-lo. A publicidade na saúde deve primar por seu caráter informativo, ou seja, o profissional deve ter como meta informar seu paciente ou comunidade da maneira mais ética possível: divulgando conhecimentos comprovados e aceitos. Entre em contato com o seu conselho e se informe sobre as regras para a publicidade ética.

5o: Elabore uma pesquisa de satisfação do seu paciente
Feedback do cliente é útil em qualquer profissão. Conhecer o que o seu paciente gostou e o que ele desaprovou na sua clínica ou consultório é essencial para saber em que melhorar. Elabore uma pesquisa de satisfação com tópicos principais, como atendimento na recepção, ambiente, atendimento na consulta, cortesia, limpeza, estética, atendimento ao telefone, higiene e limpeza, tempo de espera na recepção, e o que mais você achar válido. Depois, não se esqueça do mais importante: compilar e analisar as informações e implementar as melhorias.


Fonte: Portal ESaúde


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