segunda-feira, 6 de junho de 2016

Consultório deve pagar direito autoral ao ECAD. Qual a alternativa?

A questão do direito autoral e o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) costumam causar muitas dúvidas entre os profissionais da área de saúde que disponibilizam TV aberta para seus pacientes e clientes nas sala de espera. Nesse ambiente, o Canal Personalizado de Televisão surge como uma ótima alternativa.


       De acordo com a Lei Federal 9.610/98, médicos donos de consultórios e clínicas ou que gerenciam laboratórios e hospitais que disponibilizam multimídia para seus pacientes devem pagar direito autoral ao ECAD. A cobrança varia de acordo com a metragem da área sonorizada por rádio, televisão, CD ou DVD.

      De acordo com a Instituição, assim como o serviço de profissionais de saúde são cobrados, a música também é fruto da criação de artistas que vivem disso e que têm o direito à remuneração pelo uso de suas obras. O pagamento começa a ser feito após o cadastro do estabelecimento, por procura voluntária ou por abordagem do ECAD. A partir disso, a clínica recebe uma licença para reprodução e precisa começar a pagar. Aquelas que não pagam os boletos são acionadas pela central de cobrança da Instituição e estão sujeitos à multa de 10% sobre o valor, juros de 12% ao ano e atualização monetária com base na TR.

      Muitos profissionais da área questionam os argumentos do ECAD, alguns até retiram as mídias de seus consultórios, como forma de protesto. Porém, estudiosos da área de administração de espera e filas afirmam que a espera ociosa é muito mais “dolorosa” e menos satisfatória ao paciente do que a espera com entretenimento. Como resolução da questão, clínicas, laboratórios e hospitais estão optando pelo Canal Personalizado de Televisão, as chamadas TVs Corporativas. Pois, além de informar e entreter os pacientes, é uma forma de divulgar os serviços, produtos e parceiros. 

      A opção consiste em um canal de TV próprio para o consultório, ou seja, com conteúdo selecionado de acordo com o perfil dos pacientes e dos médicos. A TV exibe as informações com a marca e as cores da clínica, ou seja, reafirma a identidade visual, o conteúdo é on-line, pode ser alterado a qualquer momento e o canal possui uma grade de programação própria, podendo transmitir: informações e serviços da clínica, laboratório ou hospital, notícias de agências e portais, dicas relacionadas à especialidade do local, agenda cultural, novidades relevantes da área de saúde, conhecimentos gerais etc.

      O canal personalizado de televisão apresenta uma ótima alternativa àqueles que buscam outras opções além da TV aberta.  Mas, é importante ressaltar que o trabalho deve ser elaborado por um profissional da área. Agências especializadas em Marketing Médico possuem a experiência e a equipe necessárias para a elaboração de um bom serviço, com resultados positivos.
 
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