O
mundo globalizado é competitivo e com complexas relações de consumo. Nesse
contexto, agravado pela atual crise, as empresas e profissionais de saúde estão
tendo que se adaptar para não perderem seus clientes. Na área odontológica não
é diferente.
O
Marketing Odontológico aparece como ferramenta fundamental para o dentista que
necessita de um diferencial para se manter positivamente no mercado. O trabalho
de marketing, realizado de forma organizada e estruturada, propicia a
otimização de resultados; atração, conquista e manutenção de clientes e a
divulgação da imagem do profissional.
Um
consultor especializado em Marketing Odontológico analisa os possíveis
problemas a serem enfrentados no processo de atrair e manter seus clientes. A
partir dessa analise, propõe ações de acordo com o orçamento desejado e
acompanha os resultados. O processo começa com uma avaliação da situação global
do consultório ou clínica dentária, partindo para a definição de objetivos e
elaboração de estratégias capazes de gerar resultados a curto, médio e longo
prazo.
O
trabalho é todo fundamentado de acordo com o objetivo de cada profissional. Como
o lançamento de uma nova clínica, ampliação da carteira de clientes, divulgação
dos serviços oferecidos etc. O plano de marketing deve se basear nisso e ser
montado de acordo com a análise individual de cada cliente.
Ao
aplicar as estratégias do marketing digital no mercado da saúde devemos entender
a nuance que cerca esse mercado. Edificar a imagem ou aumentar o fluxo de
negócios de um profissional ou empresa de saúde requer estratégias diferentes
daquelas utilizadas nas vendas da grande maioria de produtos e serviços. Promover
um consultório ou clínica é diferente de promover um celular ou uma marca de
roupa. A sutiliza das mensagens, a escolha
criteriosa dos meios e os cuidados com os aspectos éticos são apenas alguns
desses cuidados.
Norivaldo
Carneiro, consultor na área de marketing médico pela
MarketMed
Consultoria
FONTES:
Site MarketMed Consultória
Site MarketMed Consultória
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