Associação
Brasileira de Marketing & Negócios atualiza o Código de Ética dos
Profissionais de Marketing, em parceria com a ESPM. A previsão é que o Comitê conclua a redação do texto no segundo semestre
deste ano.
Além de unirem forças para atualizar o Código,
as instituições convidam estudantes e profissionais da área para responder um quizz
com 11 temas. O intuito é ajudar a elaboração do novo documento. O portal da
ABMN disponibilizará, até o início de maio, o quizz e fóruns com temas da área.
Quanto aos onze temas abordados pelo quizz, são eles: mulheres nas
campanhas de marketing; crianças nas campanhas de marketing; preconceito,
diversidade e discriminação; uso de dados de pesquisas e estudos em campanhas;
responsabilidade socioambiental; marketing, convergência e redes sociais;
conflito de interesses; proteção profissional; transparência; autoria e
mercado; e comunicação mercadológica e conteúdo.
De acordo com Valéria Luz, superintendente da ABMN e coordenadora do
comitê ABMN-ESPM, foram analisados o novo contexto do ambiente de marketing e
negócios e outros códigos de ética e regulamentação existentes. Ricardo
Zagallo, diretor do Centro de Altos de Estudos da ESPM, conta que a maneira
encontrada pelo Comitê ABMN-ESPM para atualizar o Código, buscando, além das
pesquisas científicas e de mercado, o engajamento dos profissionais, é uma
tentativa de ressaltar a importância de ser um instrumento vivo.
“A proposta de um estudo-quizz busca colher,
de forma mais leve e descontraída, as impressões dos profissionais sobre as
questões que consideram fundamentais para a atualização do código. A ideia é
receber contribuições e sugestões que serão tabuladas e interpretadas, para
chegar à redação do novo código. Texto que deve ficar permanentemente aberto à
discussão, numa plataforma digital”.
Ricardo Zagallo.
FONTES:
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