Marketing Pessoal pode ser visto como um
conjunto de estratégias que, aplicadas de maneira coerente e planejada, irão
atribuir valor a imagem pessoal do cliente. Existem diversas maneiras de
melhorar a imagem de uma pessoa e torná-la referência em sua profissão.
O Marketing irá criar e cultivar uma
imagem positiva do trabalho do profissional no mercado. O processo de criação
de imagem não acontece do dia para a noite, precisa ser pensado dentro de um
contexto de entrega de valor para as pessoas. Envolvendo diversas ações que
podem acontecer em diversos formatos, porém, sempre com o mesmo objetivo. Uma
das ferramentas que podem ser utilizadas é a Assessoria de Imprensa.
Caso algum veículo de
comunicação se interesse pelo assunto divulgado pela assessoria de impressa
utilizará o texto para publicar notas ou agendar entrevistas. Tanto a
publicação de notas, como o agendamento de entrevistas e a publicação posterior
de informações, são gratuitas, mídia espontânea. Não se paga por essa
publicação, somente a assessoria pela forma de trabalho para conseguir o
resultado. Outra ação é responder críticas e reclamações divulgadas em jornais
e revistas. Eventualmente, um cliente pode ser mal entendido ou cometer um erro
mesmo. A Assessoria de imprensa ajuda que ele obtenha a chance de responder, se
explicar. Caso contrário, as reclamações podem acumular e causar uma crise de
imagem. Um trabalho continuado pode permitir que o profissional crie um vínculo
de confiança com os veículos de comunicação e, assim, ajudar a sedimentar sua
imagem de forma positiva na sociedade.
Responsabilidades da Assessoria de
Imprensa:
Ø Elaboração
de press-releases e sugestões de pauta;
Ø Relacionamento
formal e informal com repórteres e editores da mídia;
Ø Acompanhamento
de entrevistas de suas fontes;
Ø Organização
de coletivas;
Ø Preparação
de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;
Ø Organização
de mailing de jornalistas;
Ø Clipping de
notícias
Ø Participação na definição de
estratégias de comunicação.
FONTES:
FENAJ
(Federação Nacional dos Jornalistas), Manual de Assessoria de Comunicação, 4º
edição, 2007
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