sexta-feira, 29 de abril de 2016

Marketing Pessoal e Assessoria de Imprensa

      Marketing Pessoal pode ser visto como um conjunto de estratégias que, aplicadas de maneira coerente e planejada, irão atribuir valor a imagem pessoal do cliente. Existem diversas maneiras de melhorar a imagem de uma pessoa e torná-la referência em sua profissão.

       O Marketing irá criar e cultivar uma imagem positiva do trabalho do profissional no mercado. O processo de criação de imagem não acontece do dia para a noite, precisa ser pensado dentro de um contexto de entrega de valor para as pessoas. Envolvendo diversas ações que podem acontecer em diversos formatos, porém, sempre com o mesmo objetivo. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas é a Assessoria de Imprensa.

      Caso algum veículo de comunicação se interesse pelo assunto divulgado pela assessoria de impressa utilizará o texto para publicar notas ou agendar entrevistas. Tanto a publicação de notas, como o agendamento de entrevistas e a publicação posterior de informações, são gratuitas, mídia espontânea. Não se paga por essa publicação, somente a assessoria pela forma de trabalho para conseguir o resultado. Outra ação é responder críticas e reclamações divulgadas em jornais e revistas. Eventualmente, um cliente pode ser mal entendido ou cometer um erro mesmo. A Assessoria de imprensa ajuda que ele obtenha a chance de responder, se explicar. Caso contrário, as reclamações podem acumular e causar uma crise de imagem. Um trabalho continuado pode permitir que o profissional crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e, assim, ajudar a sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade.

Responsabilidades da Assessoria de Imprensa:

Ø  Elaboração de press-releases e sugestões de pauta;
Ø  Relacionamento formal e informal com repórteres e editores da mídia;
Ø  Acompanhamento de entrevistas de suas fontes;
Ø  Organização de coletivas;
Ø  Preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;
Ø  Organização de mailing de jornalistas;
Ø  Clipping de notícias
Ø  Participação na definição de estratégias de comunicação.  

FONTES:
FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), Manual de Assessoria de Comunicação, 4º edição, 2007

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